terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Cibercultura


 

           Disciplina :Educação e Sociedade em Rede
 


1º semestre | Ano letivo 2013-2014

Aluna: Gilda Macêdo

A atividade que vos propomos é a de analisarem o texto referenciado de Pierre Lévy [Cibercultura] e, entre 02 e 08 de dezembro, apresentarem nos vossos blogs individuais um comentário sobre a noção de cibercultura, tal como defendida por Lévy, que inclua a indicação de três exemplos significativos. Deverão indicar no fórum de apoio abaixo, especialmente criado para este tema, os links para os vossos blog posts.

Segundo Pierry Lévy, a partir da releitura dos vídeos, a cibercultura é um fenômeno comunicacional e informacional que surgiu com o advento da internet e progessivamente tem abrangido todos os setores sociais. Esse advento, tem ressignificado os conceitos outrora construído sobre as diversas áreas do conhecimento , principalmente sobre cultura, sociedade ,ensino, aprendizagem, aprendentes, construções coletivas, (des) territorialidade, engenharias dos laços sociais, valorização dos talentos humanos,

Toda essa relação dialógica , autonoma acontece no ciberespaço, que é virtual, representado por nós, que são as ancoragem dos relacionamentos e comunidades virtuais.

Destaca-se nesse processo a engenharia dos laços sociais que está além das bases territoriais físicas, na qual "pessoas pensantes", surgem "idéias e representações" (p 21) que por sua vez "inventam utilizam, ressignicam e interpretam de diferentes formas" ( p22) os saberes construídos. Sendo o computador apenas o meio pelo qual a máquina humana incansavelmente libera seus anseios, necessidades comunicacional.

Há exemplos dessas mudanças temos :

1-Como a valorização dos talentos individuais dos atores sociais para aprendizagem colaborativa

2- A criação de grupos de discussões qie a partir de um recorte temático atendendo a um interesse individual que gera a participação coletiva com a criação de comunidades virtuais que participa selecionando e da hierarquizando conteúdos que se quer pesquisar, investigar, estudar, contribuindo para a constução grupal e individual.

3- Cada indivíduo deve responsabilizar-se pela seleção e constução das informações pois a avalanche de informações geradas e veiculadas pelas internet formando redes .

Webliografias Consultadas

Vídeo de Pierry Lévy http://books.google.com.br/books?id=7L29Np0d2YcC&printsec=frontcover&dq=cibercultura&hl=pt-BR&sa=X&ei=C2m3UuaSKdPnkAeEhICoDQ&redir_esc=y#v=onepage&q=cibercultura&f=false

Link do livro cibercultura http://books.google.com.br/books?id=7L29Np0d2YcC&printsec=frontcover&dq=cibercultura&hl=pt-BR&sa=X&ei=C2m3UuaSKdPnkAeEhICoDQ&redir_esc=y#v=onepage&q=cibercultura&f=false

Nenhum comentário:

Postar um comentário